quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Registro Histórico da Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT

Sr. Odilon Pereira da Costa
Membro Fundador da Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT
Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT
Desde 1º de Outubro de 1982

No dia 02 de outubro de 1975, o Sr. Odilon Pereira da Costa chegou a São Félix do Araguaia-MT com sua esposa, Judite Pereira da Costa, e dez filhos. Vieram de Luciara-MT. Logo que chegou, o irmão Odilon sentiu de Deus a necessidade de abrir um trabalho batista, pois até a época, não havia nenhum. Em sua própria residência, num curto período de apenas vinte e cinco dias, iniciou os trabalhos dominicais com um bom número de crianças. A princípio, não havia os cultos noturnos, apenas a EBD.


Nesse ínterim, Sr. Odilon Pereira da Costa entrou em contato com a Convenção Batista Centro América-CBCA em Cuiabá-MT, que prontamente atendeu o pedido, enviando uma caravana, na qual estavam presentes o Pr. Jhonatan, Pr. Benjamim Hope e o irmão Samuel Martins. Com a presença desses irmãos, foi realizado um abençoado culto na residência de Sr. Odilon com a participação de muitos convidados. Após o culto, fizeram uma reunião e por meio de palavra firmada entre os irmãos da frente missionária e os irmãos de Cuiabá-MT, ficou acertada a vinda de um pastor para assumir o trabalho. A partir daí, os cultos noturnos passaram a ser realizados.


O irmão Odilon realizava o trabalho com amor, alegria e sentia em seu coração imensa satisfação ao fazer a obra do Senhor. Esses sentimentos brotavam como gratidão pelo milagre realizado em sua vida, primeiro espiritual e depois física (o irmão fora curado de uma grave enfermidade). Com o passar dos meses, o irmão Odilon percebe a necessidade de se alugar um local para a melhor acomodação das pessoas e o andamento dos trabalhos. Com um recurso providenciado pelas mãos divinas, alugaram um ponto. Logo se agregou à família um casal que auxiliou tanto no recuso financeiro como no trabalho de uma forma em geral.


Por não ter formação teológica, o irmão Odilon foi vítima de várias críticas de irmãos de outras igrejas. Mas isso não o intimidou. O Senhor Deus o revestiu de força e coragem, suprindo a cada dia todas as necessidades, de maneira que pode prosseguir mesmo não tendo qualificação nem recurso. Os cultos noturnos eram realizados à luz de lamparina. Faltavam pessoas para ajudar no trabalho, não havia quem tocasse e cantasse os louvores. O casal Luiz e Nélida contribuiu com o trabalho. Com a chegada deles, o grupo alugou outro espaço, visto que o anterior era precário. Esse espaço foi locado na Rua João Irineu, onde fica o atual templo da Igreja Batista de São Félix do Araguaia-MT. Ainda foi feita a mudança do local de cultos para outro espaço maior. O seminarista Sebastião Neto veio passar um mês de férias para auxiliar a frente missionária. O trabalho missionário localizava-se então na Rua José Fragelli e os cultos noturnos agora tinham iluminação com lampião a gás.


No mês de janeiro de 1976, os irmãos receberam a visita tão esperada do Pr. Saulo de Moraes Sarmento, que veio apenas conhecer o campo. No primeiro momento, ele veio sozinho, ficando apenas um dia, mas graças a Deus ele gostou e logo dentro de dois meses retornou, mesmo sem a família, permanecendo por seis meses longe dos filhos e da esposa. Ao final de seis meses, a irmã Jurandy e seus filhos chegaram. A vinda do pastor com sua família impulsionaram e reanimaram a todos. 


Novos planos foram traçados para o avanço do trabalho. O primeiro projeto foi a aquisição de um terreno. Já tinham um local previsto. A congregação passou a orar diariamente, conforme orientação do Pr. Saulo, e dentro de quinze dias, conseguiram o lote. O próximo passo foi a confecção dos tijolos para o início da construção. Eram necessários, no mínimo, sessenta e quatro mil tijolos para a construção do templo. Segundo relatos do irmão Odilon foi um tempo muito bom, e até mesmo um tanto divertido, pois todos os seus filhos, grandes e pequenos, participavam ativamente dessa maratona. Às noites, com o clarão da lua, iam todos para a olaria trabalhar, cuidadosamente eles colocavam os tijolos em posição de serem queimados para a etapa final. No período de um mês, concluíram o trabalho. Era, sem duvida, uma grande vitória, pois em tudo a mão do Senhor conduzia os irmãos. Alguns dos irmãos que frequentavam a obra missionária: Balbino e sua esposa Maria Moreira, Abílio e sua família, José Calafate e sua família, Bazilia e outros, que segundo o irmão Odilon não há lembrança total nem registro escrito de seus nomes. Ao iniciarem a construção do templo, receberam da convenção estadual que subsídio financeiro. Assim, fizeram o levantamento, o piso e o reboco do templo. Após essas etapas, a congregação passou a reunir-se no local. Os trabalhos prosseguiram com muito fervor.


Em 1º de outubro de 1982, a Congregação Batista em São Félix do Araguaia-MT foi organizada em igreja e passou a cognominar-se Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT, formada por trinta e três membros, e dentre esses membros-fundadores, estão conosco Beliza Pereira da Costa, Odilon Pereira da Costa, Maria Edimar Pereira da Costa Milhomem, Maria Helena Pereira da Costa Lopes, Maide Waldow Henke e Willy Henke. A visão do Pr. Saulo sempre foi uma visão missionária. Por esse motivo, a igreja fazia muitas viagens missionárias, onde um grupo de jovens era levado a viagens na região, desempenhando atividades evangelísticas. Essas viagens eram feitas sempre em conduções precárias, como caminhões, Kombi e barcos. Mesmo assim, todos participavam com muita disposição.


Outra atividade que foi logo implantada na igreja, permanecendo até hoje, foi o retiro espiritual realizado por ocasião do carnaval. Esse, com certeza foi o ponto principal da confirmação dos vocacionados que saíram dessa igreja. Destacava-se nesse evento, conforme palavras do membro fundador, irmão Odilon, na última noite do retiro o culto em volta de uma grande fogueira. O pastor fazia o apelo missionário e aqueles que realmente tinham o chamado, confirmavam sua vocação perante todos. A igreja os enviava, em seguida, ao seminário. A igreja nunca deixou de fazer missões, enviou e sustentou mais de treze vocacionados para estudarem, alguns no Estado do Pará, outros no Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.


Após alguns anos, a igreja começou a realizar os acampamentos praianos (mês de julho). Neles, muitas pessoas sempre participaram e se converteram a Cristo. Os anos se passaram e o Pr. Saulo continuou à frente do trabalho. Muitas vidas se entregaram a Cristo, muitas realizações foram efetuadas. O amado Pr. Saulo permaneceu por mais de vinte anos na igreja, mas por motivos de enfermidade, foi obrigado a buscar recursos para a sua saúde em outro estado (Minas Gerais), onde reside atualmente.


Após a saída do Pr. Saulo de Moraes Sarmento, a igreja teve como seus pastores Wellington Roniere Mendonça Pereira, Jocildo Maximino, Humares Pereira da Costa (como interino, por duas vezes, e filho do irmão Odilon Pereira da Costa), Élcio Bertolino Barbosa e, atualmente, desde dezembro de 2006, o Pr. Isaque Pereira da Costa, também filho do irmão Odilon Pereira da Costa. 

Fonte: Relatos orais do membro fundador, Odilon Pereira da Costa e dados constantes de registro escrito no livro de Atas das assembleias ordinárias e extraordinárias da Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT.

São Félix do Araguaia-MT, 20/08/2011.

5 comentários:

  1. Graça e Paz, por parte de Cristo.
    Sou o junior, moro em Campo Grande/MS e sou amigo e irmão em Cristo do Pastor Humaris e sua amada esposa Deuzerina, que conheci e passei a amar quando ele ainda era Seminarista na Igreja Batista Calvário, na época pastoreada pelo Pastor Altair Ribeiro da Silva.
    Terra muito amada por meus amigos e por tabela amadas por este que escreve e minha família, desejo a todos os membros da PIB de São Félix do Araguaia.
    Tive o prazer de ser o padrinho de casamento do Pastor Aldezir Mota Soares, também desta amada igreja, hoje pastor de crianças na PIB de Campo Grande/MS, onde daqui saiu o Pastor Jonathan (in memorian) para ajudar o amado irmão Odilon.
    Louvado seja Deus pela vida de cada um de vocês, que o Senhor continue abençoando e que sua Graça e Amor resplandeça sobre a vida de cada um dos amados.
    Damião da Silva Junior
    Igreja Evangélica Batista Ágape, uma Igreja Terapeutica

    ResponderExcluir
  2. Sou muito grato ao sr.Odilon, meu tio que acolheu e me apresentou o caminho do Senhor. Sempre foi um exemplo de homem perseverante e acima de tudo , muito gentil e hospitaleiro.

    ResponderExcluir
  3. Nessa época também ja eram membros dessa igreja meus filhos Marcos Viviane e RICARDO HENKE. E DEPOIS FERNANDA.MAIS QUERO AGRADECER A TODOS D COMEÇO ATÉ HOJE.2019 FOI MUITO BOM COMVIVER JUNTO COM OS IRMÃOS DESTA IGREJA. E PRINCIPALMETE COM PASTO SAULO E JURANDI Q ERAM MEUS PAIS AQUI N MATO GROSSO. LOUVO A DEUS POR ESTA FAMILHA Q TANTO NOS AJUDARAM EM TUDO.MUITAS VEZES CHORAMOS MAS MUITO MAIS ALEGRIAS.FOI UM TEMPO ABENÇOADO.E AINDA HOJE COM PASTOR ISAQUE.SOU GRATO A DEUS EM TODO TEMPO.

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz! Linda história! O Pastor Saulo, foi pastor da nossa igreja aqui em Jaciara na década de 70. Queria saber noticias dele. Fui batizada por ele. Agradeço se alguém me responder. Obrigada.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...