terça-feira, 30 de agosto de 2011

Retiro Praiano (Julho/2011)

10 Regras para o Ministério de Louvor

NOSSA VISÃO
Servir ao Senhor com alegria, através do louvor e adoração, gerando crescimento espiritual, unidade, santidade e compromisso com o corpo de Cristo.

NOSSA MISSÃO
Está à disposição do reino de Deus, fazendo discípulos, indicando a Igreja o caminho da adoração através do louvor e da ministração.

1. ENSAIOS - 1 Coríntios 10.31
 Todos os que tocam instrumentos devem estar às 19h30 no templo para organizar seu instrumento e afiná-lo e os que cantam para organizar os microfones;
a)    Todos devem comparecer aos ensaios combinados pelo grupo, tanto vocais quanto instrumentais;
b)    Doar-se ao máximo durante os ensaios;
c)    Buscar sempre a perfeição;
d)    Mostrar-se interessado em aprender e aceitar críticas;
e)    Não fazer brincadeiras, piadas, conversas paralelas ou comentários que possam trazer divisão;


Álbum: Momentos Históricos (Parte 2)

Em breve!

Álbum: Momentos Históricos (Parte 1)

Em breve!

Estatuto da Igreja Batista em São Félix do Araguaia, Mato Grosso

ESTATUTO DA IGREJA BATISTA EM SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT
(Reformado de acordo com o Novo Código Civil em 30/11/2003)
CAPÍTULO I – Da Denominação, Natureza, Sede e Fins.
Art. 1º - A 1ª Igreja Batista em São Félix do Araguaia, com sede na Rua João Irineu, 476, e foro nesta cidade de São Félix do Araguaia, doravante denominada Igreja, é uma associação civil de caráter religioso sem fins lucrativos, fundada em 01 de outubro de 1982, por tempo indeterminado e número ilimitado de membros.
Art. 2º - A Igreja reconhece e proclama Jesus Cristo como seu único Salvador e Senhor, aceita a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática e adota a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira.
Art. 3º - A igreja tem as seguintes finalidades:
I – Reunir-se, regularmente, para prestar culto a Deus e proclamar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo;
II – Estudar as Sagradas Escrituras, visando ao doutrinamento e à edificação espiritual de seus membros;
III – Cultivar a comunhão, o bom relacionamento e a fraternidade cristã;
IV – Promover, pelos meios adequados, a causa da ação social cristã;
V – Cooperar com as Igrejas filiadas à Convenção Batista Brasileira;
VI – Cooperar com a Convenção Batista Centro-América do Estado de Mato Grosso, doravante denominada Convenção, e com a Convenção Batista Brasileira, na realização de seus fins;
VII – Promover por todos os meios ao seu alcance, o estabelecimento do Reino de Deus no mundo.
Art. 4º - A Igreja é autônoma e soberana em suas decisões, não estado sujeita a qualquer outra Igreja, instituição ou autoridade denominacional.
Art. 5º - A Igreja poderá criar associações a ela vinculada, com personalidade jurídica própria, para desenvolver atividades específicas, dentro do seu programa de trabalho.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Registro Histórico da Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT

Sr. Odilon Pereira da Costa
Membro Fundador da Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT
Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT
Desde 1º de Outubro de 1982

No dia 02 de outubro de 1975, o Sr. Odilon Pereira da Costa chegou a São Félix do Araguaia-MT com sua esposa, Judite Pereira da Costa, e dez filhos. Vieram de Luciara-MT. Logo que chegou, o irmão Odilon sentiu de Deus a necessidade de abrir um trabalho batista, pois até a época, não havia nenhum. Em sua própria residência, num curto período de apenas vinte e cinco dias, iniciou os trabalhos dominicais com um bom número de crianças. A princípio, não havia os cultos noturnos, apenas a EBD.


Nesse ínterim, Sr. Odilon Pereira da Costa entrou em contato com a Convenção Batista Centro América-CBCA em Cuiabá-MT, que prontamente atendeu o pedido, enviando uma caravana, na qual estavam presentes o Pr. Jhonatan, Pr. Benjamim Hope e o irmão Samuel Martins. Com a presença desses irmãos, foi realizado um abençoado culto na residência de Sr. Odilon com a participação de muitos convidados. Após o culto, fizeram uma reunião e por meio de palavra firmada entre os irmãos da frente missionária e os irmãos de Cuiabá-MT, ficou acertada a vinda de um pastor para assumir o trabalho. A partir daí, os cultos noturnos passaram a ser realizados.


O irmão Odilon realizava o trabalho com amor, alegria e sentia em seu coração imensa satisfação ao fazer a obra do Senhor. Esses sentimentos brotavam como gratidão pelo milagre realizado em sua vida, primeiro espiritual e depois física (o irmão fora curado de uma grave enfermidade). Com o passar dos meses, o irmão Odilon percebe a necessidade de se alugar um local para a melhor acomodação das pessoas e o andamento dos trabalhos. Com um recurso providenciado pelas mãos divinas, alugaram um ponto. Logo se agregou à família um casal que auxiliou tanto no recuso financeiro como no trabalho de uma forma em geral.


Por não ter formação teológica, o irmão Odilon foi vítima de várias críticas de irmãos de outras igrejas. Mas isso não o intimidou. O Senhor Deus o revestiu de força e coragem, suprindo a cada dia todas as necessidades, de maneira que pode prosseguir mesmo não tendo qualificação nem recurso. Os cultos noturnos eram realizados à luz de lamparina. Faltavam pessoas para ajudar no trabalho, não havia quem tocasse e cantasse os louvores. O casal Luiz e Nélida contribuiu com o trabalho. Com a chegada deles, o grupo alugou outro espaço, visto que o anterior era precário. Esse espaço foi locado na Rua João Irineu, onde fica o atual templo da Igreja Batista de São Félix do Araguaia-MT. Ainda foi feita a mudança do local de cultos para outro espaço maior. O seminarista Sebastião Neto veio passar um mês de férias para auxiliar a frente missionária. O trabalho missionário localizava-se então na Rua José Fragelli e os cultos noturnos agora tinham iluminação com lampião a gás.


No mês de janeiro de 1976, os irmãos receberam a visita tão esperada do Pr. Saulo de Moraes Sarmento, que veio apenas conhecer o campo. No primeiro momento, ele veio sozinho, ficando apenas um dia, mas graças a Deus ele gostou e logo dentro de dois meses retornou, mesmo sem a família, permanecendo por seis meses longe dos filhos e da esposa. Ao final de seis meses, a irmã Jurandy e seus filhos chegaram. A vinda do pastor com sua família impulsionaram e reanimaram a todos. 


Novos planos foram traçados para o avanço do trabalho. O primeiro projeto foi a aquisição de um terreno. Já tinham um local previsto. A congregação passou a orar diariamente, conforme orientação do Pr. Saulo, e dentro de quinze dias, conseguiram o lote. O próximo passo foi a confecção dos tijolos para o início da construção. Eram necessários, no mínimo, sessenta e quatro mil tijolos para a construção do templo. Segundo relatos do irmão Odilon foi um tempo muito bom, e até mesmo um tanto divertido, pois todos os seus filhos, grandes e pequenos, participavam ativamente dessa maratona. Às noites, com o clarão da lua, iam todos para a olaria trabalhar, cuidadosamente eles colocavam os tijolos em posição de serem queimados para a etapa final. No período de um mês, concluíram o trabalho. Era, sem duvida, uma grande vitória, pois em tudo a mão do Senhor conduzia os irmãos. Alguns dos irmãos que frequentavam a obra missionária: Balbino e sua esposa Maria Moreira, Abílio e sua família, José Calafate e sua família, Bazilia e outros, que segundo o irmão Odilon não há lembrança total nem registro escrito de seus nomes. Ao iniciarem a construção do templo, receberam da convenção estadual que subsídio financeiro. Assim, fizeram o levantamento, o piso e o reboco do templo. Após essas etapas, a congregação passou a reunir-se no local. Os trabalhos prosseguiram com muito fervor.


Em 1º de outubro de 1982, a Congregação Batista em São Félix do Araguaia-MT foi organizada em igreja e passou a cognominar-se Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT, formada por trinta e três membros, e dentre esses membros-fundadores, estão conosco Beliza Pereira da Costa, Odilon Pereira da Costa, Maria Edimar Pereira da Costa Milhomem, Maria Helena Pereira da Costa Lopes, Maide Waldow Henke e Willy Henke. A visão do Pr. Saulo sempre foi uma visão missionária. Por esse motivo, a igreja fazia muitas viagens missionárias, onde um grupo de jovens era levado a viagens na região, desempenhando atividades evangelísticas. Essas viagens eram feitas sempre em conduções precárias, como caminhões, Kombi e barcos. Mesmo assim, todos participavam com muita disposição.


Outra atividade que foi logo implantada na igreja, permanecendo até hoje, foi o retiro espiritual realizado por ocasião do carnaval. Esse, com certeza foi o ponto principal da confirmação dos vocacionados que saíram dessa igreja. Destacava-se nesse evento, conforme palavras do membro fundador, irmão Odilon, na última noite do retiro o culto em volta de uma grande fogueira. O pastor fazia o apelo missionário e aqueles que realmente tinham o chamado, confirmavam sua vocação perante todos. A igreja os enviava, em seguida, ao seminário. A igreja nunca deixou de fazer missões, enviou e sustentou mais de treze vocacionados para estudarem, alguns no Estado do Pará, outros no Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.


Após alguns anos, a igreja começou a realizar os acampamentos praianos (mês de julho). Neles, muitas pessoas sempre participaram e se converteram a Cristo. Os anos se passaram e o Pr. Saulo continuou à frente do trabalho. Muitas vidas se entregaram a Cristo, muitas realizações foram efetuadas. O amado Pr. Saulo permaneceu por mais de vinte anos na igreja, mas por motivos de enfermidade, foi obrigado a buscar recursos para a sua saúde em outro estado (Minas Gerais), onde reside atualmente.


Após a saída do Pr. Saulo de Moraes Sarmento, a igreja teve como seus pastores Wellington Roniere Mendonça Pereira, Jocildo Maximino, Humares Pereira da Costa (como interino, por duas vezes, e filho do irmão Odilon Pereira da Costa), Élcio Bertolino Barbosa e, atualmente, desde dezembro de 2006, o Pr. Isaque Pereira da Costa, também filho do irmão Odilon Pereira da Costa. 

Fonte: Relatos orais do membro fundador, Odilon Pereira da Costa e dados constantes de registro escrito no livro de Atas das assembleias ordinárias e extraordinárias da Igreja Batista em São Félix do Araguaia-MT.

São Félix do Araguaia-MT, 20/08/2011.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...